No dia 20 de dezembro de 2022 tomou posse a nova direção da Misericórdia de Gaia, presidida pelo Dr. Manuel Moreira, que recebeu o testemunho das mãos de Artur de Almeida Leite, que comandou os destinos da instituição nos últimos 2 mandatos. Os novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Gaia assumem os destinos da Instituição para o quadriénio 2023/2026.
O discurso de investidura foi marcado pela esperança num futuro “risonho”, pela preocupação na sustentabilidade financeira e pelo crescimento da instituição, designadamente no aumento do números de irmãos e irmãs nela envolvidos.
Destacam-se um conjunto de medidas preconizadas por esta nova direção:
– Promover a elaboração do Plano Estratégico da Misericórdia de Gaia;
– Revisitar o modelo de organização da Misericórdia de Gaia;
– Potenciar a marca “Misericórdia de Gaia”;
– Promover a sustentabilidade económico-financeira da Misericórdia de Gaia, com iniciativas que visem o reequilíbrio financeiro da Instituição;
– Fomentar uma cultura de rigor e transparência na gestão dos recursos financeiros da Instituição;
– Desenvolver a rentabilização de ativos, nomeadamente o património imóvel, contribuindo para a sua valorização;
– Planear de forma estruturada, participada e fundamentada, o crescimento físico ou reabilitação das atuais unidades/equipamentos da Misericórdia de Gaia;
– Valorização e desenvolvimento do Capital Humano e instituir uma política comum de gestão de recursos humanos;
– Reforço da cultura organizacional;
– Formação como vetor estratégico para a qualidade e excelência;
– Instituir o Prémio Reconhecimento;
– Criar o “Teatro da Misericórdia de Gaia”, o “Danças e Cantares da Misericórdia de Gaia” o “Grupo Coral da Misericórdia de Gaia” e o “Desporto na Misericórdia de Gaia”.
Sobre a instituição foi revelado que esta integra três Lares Sociais, o António Almeida da Costa, o José Tavares Bastos e o Salvador Brandão e ainda os respetivos Centros de Dia. As Residências Seniores Conde das Devezas. A Creche e Jardim de Infância D. Emília de Jesus Costa e os Primeiros Passos. O Serviço de Apoio Domiciliário. Uma Cozinha e Lavandaria Centrais. O Centro de Medicina Física e de Reabilitação da Misericórdia de Gaia e a Farmácia da Misericórdia de Gaia. O Arquivo e Centro de Documentação e o Património. Numa parceria da Misericórdia com a Câmara Municipal de Gaia é partilhada, ainda, a gestão da Academia Sénior de Gaia, com mais de 400 alunos.
A SCM de Gaia tem 350 colaboradores para servir os cerca de 700 utentes, desde as crianças aos idosos e segundo afirma o provedor eleito “Estamos motivados e animados dos melhores propósitos para renovar, valorizar e projetar a Misericórdia de Gaia. Estamos conscientes e assumimos a responsabilidade desta importante e maior Instituição Particular de Solidariedade Social do Concelho”
Na cerimónia esteve presente o Vereador Elísio Pinto, em representação do presidente Eduardo Vitor Rodrigues, que teceu elogios ao trabalho social que tem sido desenvolvido pela instituição, deixando felicitações e desejando sucesso às irmãs e irmãos empossados. Manifestou a disponibilidade para uma parceria ativa entre a Câmara e a Misericórdia.
Encerrou a cerimónia de Tomada de Posse, Sua Excelência D. Manuel Linda, Bispo do Porto.