Início Sociedade e Cidadania Associativismo Tomada de Posse dos novos órgãos sociais da Misericórdia de Gaia

Tomada de Posse dos novos órgãos sociais da Misericórdia de Gaia

No dia 20 de dezembro de 2022 tomou posse a nova direção da Misericórdia de Gaia, presidida pelo Dr. Manuel Moreira, que recebeu o testemunho das mãos de Artur de Almeida Leite, que comandou os destinos da instituição nos últimos 2 mandatos. Os novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Gaia assumem os destinos da Instituição para o quadriénio 2023/2026.

O discurso de investidura foi marcado pela esperança num futuro “risonho”, pela preocupação na sustentabilidade financeira e pelo crescimento da instituição, designadamente no aumento do números de irmãos e irmãs nela envolvidos.

Destacam-se um conjunto de medidas preconizadas por esta nova direção:

– Promover a elaboração do Plano Estratégico da Misericórdia de Gaia;

– Revisitar o modelo de organização da Misericórdia de Gaia;

– Potenciar a marca “Misericórdia de Gaia”;

– Promover a sustentabilidade económico-financeira da Misericórdia de Gaia, com iniciativas que visem o reequilíbrio financeiro da Instituição;

– Fomentar uma cultura de rigor e transparência na gestão dos recursos financeiros da Instituição;

– Desenvolver a rentabilização de ativos, nomeadamente o património imóvel, contribuindo para a sua valorização;

– Planear de forma estruturada, participada e fundamentada, o crescimento físico ou reabilitação das atuais unidades/equipamentos da Misericórdia de Gaia;

– Valorização e desenvolvimento do Capital Humano e instituir uma política comum de gestão de recursos humanos;

– Reforço da cultura organizacional;

– Formação como vetor estratégico para a qualidade e excelência;

– Instituir o Prémio Reconhecimento;

– Criar o “Teatro da Misericórdia de Gaia”, o “Danças e Cantares da Misericórdia de Gaia” o “Grupo Coral da Misericórdia de Gaia” e o “Desporto na Misericórdia de Gaia”.

Sobre a instituição foi revelado que esta integra três Lares Sociais, o António Almeida da Costa, o José Tavares Bastos e o Salvador Brandão e ainda os respetivos Centros de Dia. As Residências Seniores Conde das Devezas. A Creche e Jardim de Infância D. Emília de Jesus Costa e os Primeiros Passos. O Serviço de Apoio Domiciliário. Uma Cozinha e Lavandaria Centrais. O Centro de Medicina Física e de Reabilitação da Misericórdia de Gaia e a Farmácia da Misericórdia de Gaia. O Arquivo e Centro de Documentação e o Património. Numa parceria da Misericórdia com a Câmara Municipal de Gaia é partilhada, ainda, a gestão da Academia Sénior de Gaia, com mais de 400 alunos.

A SCM de Gaia tem 350 colaboradores para servir os cerca de 700 utentes, desde as crianças aos idosos e segundo afirma o provedor eleito “Estamos motivados e animados dos melhores propósitos para renovar, valorizar e projetar a Misericórdia de Gaia. Estamos conscientes e assumimos a responsabilidade desta importante e maior Instituição Particular de Solidariedade Social do Concelho”

Na cerimónia esteve presente o Vereador Elísio Pinto, em representação do presidente Eduardo Vitor Rodrigues, que teceu elogios ao trabalho social que tem sido desenvolvido pela instituição, deixando felicitações e desejando sucesso às irmãs e irmãos empossados. Manifestou a disponibilidade para uma parceria ativa entre a Câmara e a Misericórdia.

Encerrou a cerimónia de Tomada de Posse, Sua Excelência D. Manuel Linda, Bispo do Porto.

Exit mobile version