CM DE GAIA INTEGRA UM PROJETO INTERNACIONAL CONTRA A PLANTA CORTADERIA SELLOANA, MAIS CONHECIDA POR ERVA-DAS-PAMPAS

«LIFE+ Stop Cortaderia – medidas urgentes para controlar a propagação de erva-das-pampas no Arco Atlântico» é o projeto internacional da qual, a Câmara Municipal de Gaia está inserida. Este programa “tem como principal objetivo a implementação de uma estratégia transnacional para lutar contra a erva-das-pampas no Arco Atlântico, de Portugal até França, passando pela costa Cantábrica”.

Este projeto é coordenado pela Organização Não Governamental AMICA, em parceria com uma aliança de ONG espanholas, com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e com a autarquia de Gaia.

Este projeto terá, sensivelmente, a duração de 4 anos, visto que, está ativo desde o dia 1 de outubro de 2018 e estará finalizado a 30 de setembro de 2022. O investimento integral é de 30 milhões e meio de euros, sendo que a União Europeia financia 52% do total.

“A erva-das-pampas é considerada uma das plantas invasoras mais nocivas no território do Arco Atlântico devido à sua capacidade de transformar e degradar habitats naturais e humanizados, de provocar problemas graves de saúde pública, como alergias, e também a nível económico. Assim, controlar as plantas existentes quando estas ainda estão presentes em pequeno número é a opção mais fácil, sustentável e económica. Classificada como uma planta invasora, é interdita a sua detenção, cultivo, criação, comércio, introdução na natureza e o seu repovoamento.

Os cidadãos podem colaborar alertando para focos de invasão na página disponibilizada pela iniciativa, ou através da aplicação móvel, que poderá ser descarregada no mesmo endereço.”

Para mais informações contacte através do e-mail: lifestopcortaderia@cm-gaia.pt.