Hoje é dia da Luta Contra o Cancro

Em Portugal, só em 2018, foram diagnosticados cerca de 58 mil novos casos de cancro. Descubra como surgiu este dia, conheça as iniciativas a decorrer durante o mês de fevereiro e participe numa luta que é de todos.

O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, ou Dia Mundial do Cancro, celebra-se há 22 anos.

Surgiu na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio, em fevereiro de 2000, e baseia-se na Carta de Paris – um documento que apela à união e parceria entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria para a prevenção e tratamento do cancro.

Desde então, a União Internacional de Controlo do Cancro promove, anualmente, iniciativas que chegam a todo o mundo, para sensibilizar as pessoas e ajudar a prevenir milhões de mortes por ano.

Segundo o Cancer Country Profile 2020, um relatório da OMS, houve cerca de 58 mil casos de cancro em Portugal, em 2018, e morreram quase 29 mil pessoas, no mesmo ano, devido à doença.

De acordo com o mesmo estudo, os tipos de cancro mais comuns em Portugal foram o cancro da mama, cancro da próstata, cancro do cólon e reto e cancro do pulmão – sendo estes dois últimos os responsáveis pelo maior número de mortes.

Mas, apesar do aumento de novos casos, em 2018, cerca de 500 mil pessoas sobreviveram ao cancro com grande qualidade de vida – e este número também tem vindo a aumentar.

Se recebeu um diagnóstico de cancro ou tem um amigo ou familiar doente, falar com alguém pode ajudar a amenizar medos, inseguranças e a ganhar ferramentas para lidar com a situação.