Segunda-feira, Setembro 15, 2025

Jornal / TV Terras de Gaia

spot_img

últimas notícias

Douro Bridges, apoiada por consórcio europeu, atinge recorde de países participantes

A Douro Bridges Porto & Gaia Open Water 2025, que se realiza no próximo domingo, vai ser a mais representativa de sempre com nadadores oriundos de 10 países, numa quarta edição com apoio inédito do Consórcio do Projeto Europeu “INSPIRE”.

A prova, organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) em parceria com os Municípios do Porto e Vila Nova de Gaia, integra o Circuito Nacional de águas abertas e tem início, às 09h30, na Ribeira do Porto e chegada na praia contígua à Douro Marina, numa distância de 4km.

Estão inscritos 324 atletas oriundos do Brasil, Turquia, Espanha, Noruega, Itália, México, Bélgica, França, Suíça e Portugal.

Destaque para a presença do olímpico Tiago Campos (FC Porto), vencedor do setor masculino das três últimas edições, e da olímpica Vânia Neves (Viana Natação Clube). Marco Oliveira (CNAc) e Sara Alves (Palmela Desporto), líderes do Circuito Nacional de águas abertas, também marcam presença.

Uma das novidades deste ano é o apoio ao evento do Consórcio do Projeto Europeu “INSPIRE”, representado em Portugal pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

O “INSPIRE” é um projeto financiado pelo programa Horizonte da União Europeia, que contribuirá para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e para as Missões do Horizonte Europa, com vista à restauração do oceano e das águas até 2030.

Em implementação estão 20 tecnologias inovadoras e ações estratégicas para detetar, recolher e prevenir a proliferação de resíduos aquáticos. O projeto visa oferecer uma solução holística, testando tecnologias e ações em seis casos de estudo, com a participação de 26 parceiros dos setores académico, industrial e da comunicação.

O “INSPIRE” procura estabelecer um plano diretor modular para a expansão das tecnologias e ações, oferecendo soluções adequadas para todos, aplicáveis e replicáveis em rios por toda a Europa, contribuindo para a redução drástica de lixo, macroplásticos e microplásticos nos nossos rios.

Em marcha está a implementação de uma tecnologia inovadora para a recolha de microplásticos no estuário do Douro.

José Carlos Freitas (Individual ANNP), medalhado em Mundiais e Europeus masters de águas abertas, vai participar na Douro Bridges apoiado pela “INSPIRE”.

Em 2022, a Douro Bridges Porto & Gaia Open Water marcou o regresso ao rio Douro das provas de águas abertas que não aconteciam há 43 anos. A Travessia do Porto a Nado, a mais emblemática de todas as provas que se realizou no Rio Douro, teve início em 1916 e a última edição decorrera em 1979.

Um euro do valor da inscrição desta edição reverte para uma instituição de solidariedade social de Vila Nova de Gaia.