O Centro Interpretativo do Património da Afurada vai receber, no dia 25 de outubro, o evento “Linguarudos – Narrativas e Múltiplas Linguagens”, dedicado a crianças, jovens e famílias, com atividades que cruzam ciência, artes e consciência ambiental, sempre com o mar como inspiração. Organizado pela companhia Imaginar do Gigante, o programa arranca às 14h00 e termina com um jantar e música ao vivo a bordo de uma embarcação no Douro. A participação é gratuita, mediante inscrição.
O evento inclui várias experiências sensoriais e culturais. A sessão “Escutar a Paisagem” convida os participantes a explorar os sons da comunidade piscatória local. Segue-se “Espuma do Mar”, uma instalação que promove a inclusão através da linguagem SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação). A oficina “Algo(a) Sustentável” propõe a produção de bioplásticos a partir de algas marinhas, aliando criatividade e ciência a práticas ambientais. Pelas 17h30, realiza-se a mesa-redonda internacional “Opostos para Ver do Outro Lado”, que reunirá especialistas e agentes culturais para debater a criação do centro nacional da ASSITEJ – Associação Internacional do Teatro para a Infância e Juventude.
O encerramento está a cargo do músico portuense João Cardoso, com o lançamento do novo álbum do seu projeto “O Mau Olhado”.






