O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Vila Nova de Gaia, no dia 19 de junho, deteve quatro homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, por roubo agravado e extorsão, nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Matosinhos.
No âmbito de uma investigação por roubo e extorsão, praticados durante o estado de emergência, foi possível apurar que os suspeitos efetuaram dois roubos, agravados por utilização de arma de fogo, e uma extorsão, a duas vítimas de 22 e 36 anos. Os militares da Guarda deram cumprimento a sete buscas domiciliárias, que culminaram na detenção dos suspeitos.
Decorrente da ação policial, foram apreendidas pequenas quantidades de haxixe, uma arma aerossol e material utilizado na prática dos ilícitos criminais.
Os detidos, com antecedentes criminais por crimes contra o património, tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e condução ilegal, foram presentes ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia, onde foi aplicado a dois a medida de coação de apresentações semanais e a outros dois a medida de coação de apresentações bissemanais em posto policial.
A operação contou com o reforço da Secção de Informações e Investigação Criminal do Porto e do Destacamento Territorial de Vila Nova de Gaia.