Um ano de atividade da Unidade da Mulher e da Criança

A Unidade da Mulher e da Criança do Centro Hospitalar de Gaia apresenta números animadores, um ano após a sua abertura oficial

A UMC abriu oficialmente há um ano tendo já realizado 1.813 partos, com nascimento de 1.852 bebés, sendo 890 meninas e 962 meninos. A maioria das mães são de nacionalidade portuguesa, seguidas de brasileiras e angolanas.

Foram igualmente realizadas 1.030 altas de pediatria, 1.559 altas em ambiente pediátrico (incluindo todas as especialidades com doentes pediátricos internados em pediatria), 516 altas em neonatologia, 540 altas de ginecologia e 2.031 altas de obstetrícia.

A Unidade da Mulher e da Criança ocupa todo o terceiro piso do novo edifício hospitalar, num espaço de cerca de 8.000 metros quadrados. Possui 82 camas e 16 incubadoras, bem como urgência obstétrica e ginecológica, bloco de partos com nove salas de parto individual, dois blocos operatórios, unidade de neonatologia com 14 boxes e dois quartos de isolamento e internamento de obstetrícia com 20 quartos individuais.

Os números são bastante animadores e refletem o sucesso desta unidade que tem sido fundamental para o acompanhamento de mulheres grávidas e crianças da região.

Débora Martins e Bruno Teixeira