A futura estação do comboio de alta velocidade em Gaia captará passageiros ao metro, carro e autocarros evitando que “entupam” o Porto, mas mais a sul, em Estarreja, o projeto continua sem convencer o autarca local.

“Faz todo o sentido que não tenhamos aquela situação, que seria quase cómica, de termos um ganho de alta velocidade no lado da ferrovia e depois esse ganho ser engolido pela travessia rodoviária que os cidadãos tinham que fazer para chegar a Campanhã”, diz o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.

Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo) até 2030.