O projeto social «Stop Bullying», da autoria de Vera Santos e vencedor do GOP+Jovem 2020 na categoria «Intergeracionalidade e Voluntariado Jovem» (com 191 votos), será apresentado amanhã, 20 de outubro (Dia Mundial do Combate ao Bullying), pelas 14 horas, no auditório do Centro Social e Paroquial de Mafamude. Trata-se de um livro e de um jogo didático destinados a combater este problema e a incutir, junto de crianças e jovens, comportamentos preventivos.
Intitulado «Camila e Clara», o livro aborda duas perspetivas: o da cabra Camila, vítima de bullying por parte de outros animais; e o da cabra Clara, a agressora. Da autoria de Hugo Sousa, ilustrado por Inês Mota e editado pelo Município de Gaia, ao livro junta-se um jogo de tabuleiro com um perfil lúdico e didático. Depois da apresentação, o projeto irá percorrer estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho em sessões de esclarecimento, potenciadoras de comportamentos preventivos. Pretende-se ainda que este projeto contribua para a implementação do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying.
“Este livro é uma ferramenta que tem como objetivo a prevenção e aborda as mais variadas formas de bullying, como a verbal, física, social, psicológica e a possibilidade do ciberbullying (através do envio de fotos “comprometedoras”). Reforça igualmente a
importância de fomentar uma boa comunicação entre pais e filhos para que estes se sintam preparados para partilhar e pedir ajuda nesta situação”, pode ler-se no prefácio escrito pela psicóloga Marisa Azevedo, acrescentando que se trata de um problema “muitas vezes desconhecido/desvalorizado/ocultado dos vários intervenientes no sistema educativo”.