Gaia participa no projeto “Heróis da Fruta”

O projeto “Heróis da Fruta” teve início no passado dia 4 de janeiro, com a sua 13.ª edição. Gaia salientou-se como um dos municípios com mais estabelecimentos inscritos, estando integradas seis turmas – três da EB dos Carvalhos, uma da EB de Laborim de Cima, uma da EB de Moinhos e uma da EB do Monte.

Organizada pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), trata-se de uma iniciativa que promove a educação para a alimentação saudável, centrando-se no combate à má nutrição infantil, através do aumento da literacia em saúde e nutrição dos alunos e dos seus encarregados de educação. O público-alvo são turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo essencial incrementar o consumo diário de frutas e legumes na escola.

Dinamizado com material lúdico e educativo, através do storytelling ou gamification, a iniciativa conta com a criação de personagens fictícias, que adquirem “superpoderes” após a ingestão de alimentos saudáveis, apelidados de “super alimentos”.

Os conteúdos estão a ser desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar de especialistas, incluindo elementos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Direção Geral da Saúde (DGS) e Direção Geral da Educação (DGE).

No presente ano letivo o projeto «Heróis da Fruta» está a ser implementado em 3.522 turmas de 1.105 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira.

Lígia Correia