Santuário de Fátima celebra os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto confirmou este domingo que as celebrações do 12 e 13 de maio vão realizar-se à porta fechada e sem a presença de peregrinos.

Após as declarações à SIC da ministra da Saúde, Marta Temido, em que admitiu que as celebrações podiam ser “uma possibilidade”, o cardeal comunicou que a irá realizar-se as celebrações do dia 13 de maio sem a presença física dos peregrinos.

O gabinete do bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto comunicou que “a decisão da Igreja Católica de seguir as indicações das autoridades civis no sentido de suspender as celebrações religiosas decorre da responsabilidade fazer o que está ao seu alcance para não colocar em perigo a saúde pública, em sintonia com o mandato evangélico do amor ao próximo”.

As celebrações do 13 de maio atrai muitos fiéis de toda a parte do mundo, e na situação atual que decorre em Portugal e no resto do mundo, a Igreja considera que o ajuntamento de pessoas no Santuário de Fátima “contraria as orientações das autoridades de saúde”. Desta forma, as comemorações serão realizadas “com uma presença simbólica de participantes, intervenientes na celebração e funcionários do Santuário de Fátima”.

“As celebrações dos dias 12 e 13 de maio manterão o figurino habitual com Terço às 21h30, seguido da Procissão das Velas. No dia 13 será rezado o Terço, às 9h00, seguido de Missa Internacional e Procissão do Adeus.”, comunica o Santuário.

As comemorações do 12 e 13 de maio serão celebradas sem peregrinos e transmitidas através de órgãos de comunicação social.