Repsol dá pontapé de saída nos combustíveis 100% renováveis nas autoestradas portuguesas

Repsol deu esta sexta-feira mais um passo rumo à transição energética com o início da comercialização para frotas cativas, de combustível 100% renovável em autoestradas portuguesas, na área de serviço de Gaia, sentido Sul-Norte e na área de serviço de Antuã, sentido Norte-Sul. A sessão de inauguração contou com a presença de Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, Nuno Soares, Gestor de Produto de Combustíveis Renováveis da Repsol Portuguesa, Alexandre Manuel Rodrigues Fernandes, Presidente da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), e ainda com Maria José Espírito Santo, Subdiretora-geral da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Para Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, “Mais do que um novo combustível, este é um ponto de viragem na mobilidade e mais um passo que damos, firme, no caminho da descarbonização do transporte, não só rodoviário, mas também ferroviário, marítimo e aéreo. Além disso, não queremos que seja um passo só nosso, mas também de todos os nossos parceiros”.

Desde abril deste ano, que se encontra a decorrer um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço de Alcochete, com 54 veículos de frotas de distribuição nacionais, em colaboração com empresas líderes, como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, e operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Mais para diante, juntou-se também ao teste a ENSE, a CP Comboios de Portugal e os T Paulo Duarte. Durante este teste pioneiro em Portugal, cada camião pesado de mercadorias evitou a emissão correspondente a 150 toneladas anuais de COequivalente. Apenas 3 meses depois, a Repsol torna-se, assim, pioneira no fornecimento deste diesel renovável nas autoestradas portuguesas, um biocombustível avançado produzido a partir de resíduos e com zero emissões líquidas durante a utilização.