Projeto GAIA + Trotinete

O projeto GAIA+Trotinete propõe um sistema de transporte sustentável, compartilhado e com baixo custo, para pequenas deslocações, promovendo assim a consciencialização do conceito de sustentabilidade e dos graves danos ambientais causados pelo uso do automóvel, designadamente dentro das cidades.

Apesar de não ser preciso carta de condução, quem circula de trotinete está sujeito às regras vigentes no código da estrada, sendo desaconselhado o consumo álcool. Se a taxa de alcoolémia for superior ao permitido, os condutores podem ser punidos.

Segundo o guia de utilização, é importante ter presente um documento de identificação para evitar uma coima caso não o apresente numa operação stop. Além disso, os auscultadores, em situação de condução de trotinete, também estão proibidos. Além de representarem uma distração, bloqueiam a audição dos sons exteriores colocando em risco, tanto o condutor como as pessoas ao redor.

O ideal é manter uma distância de segurança que permita travar e desviar de obstáculos que surjam, tendo também em atenção às condições do piso, principalmente se fôr irregular ou escorregadio. Não se deve circular com mais de um ocupante, já que estes veículos não foram feitos para suportar o peso de duas ou mais pessoas em simultâneo.

Deve-se estar atento ao tráfego e aos outros utilizadores para antecipar perigos. Ceda a passagem e sinalize sempre as manobras e mudanças de direção com os braços e mãos. A idade mínima para conduzir uma trotinete é de 10 anos.

Redação Terras de Gaia
Redação Terras de Gaiahttps://terrasdegaia.pt
O Terras de Gaia está ao serviço do concelho de Gaia, apostando em reforçar a identidade histórico-cultural do espaço geográfico onde está implantada e atua., comprometendo-se a informar com rigor e verdade.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments