O concurso público para a nova ponte D. António Francisco dos Santos, que prevê
ligar o Areinho de Oliveira do Douro à Avenida Paiva Couceiro, termina no próximo
mês de outubro. A travessia, ao contrário do previsto, poderá ter uma ponte com dois
tabuleiros para o TGV e automóveis, em vez de duas pontes, podendo o local vir a ser
alterado em relação ao inicialmente previsto.
A Infraestruturas de Portugal juntamente com as Câmaras do Porto e Gaia estão a
negociar, de modo a que possa concretizar-se a ideia de uma única ponte com dupla
função, que ligue as duas margens, mantendo-se o nome de ponte António Francisco
dos Santos, em homenagem ao falecido Bispo da Diocese do Porto. Esta empreitada
terá uma extensão total de aproximadamente 625 metros.
Na quarta-feira, dia 28 de setembro, o primeiro-ministro António Costa e o ministro das
Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, irão estar presentes na estação
de Campanhã para apresentar a nova linha de alta velocidade. A construção da
travessia TGV possibilitará, a partir de 2030, a ligação entre Porto e Lisboa possa ser
efetuada numa hora e 15 minutos.