A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Alguns meses antes de cada jornada, os símbolos partem em peregrinação como anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens peregrinos.
Em África, estes dois símbolos inspiraram os jovens a tornar-se numa geração não-violenta, encabeçaram várias marchas pela paz e foram tocados por milhares, que os saudaram, vestidos com os trajes típicos dos seus países. Ajudaram ainda na reconciliação, por exempo, em Timor Leste, local onde ainda existia alguma tensão.
Em Portugal, entre novembro de 2021 e julho de 2023, os símbolos da JMJ vão peregrinar pelas 21 Dioceses de Portugal, anunciando o maior encontro de jovens do mundo, agendado para o verão de 2023, em Lisboa.
A entrega do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani e da Cruz peregrinos aos jovens e, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, realizou-se no dia 22 de novembro de 2020, na solenidade do Cristo Rei.
No dia 2 de outubro vai realizar-se a peregrinação dos símbolos JMJ na região pastoral do grande Porto com o seguinte programa:
09:00H Benção dos ciclistas e cicloturistas (Sé Porto)
09:15H Acompanhamento dos Símbolos Sé do Porto – Cais do Ouro
10:00H Travessia fluvial dos Símbolos (Cais do Ouro)
10:30H Recepção dos Símbolos (Cais da Afurada)
10:45H Bênção das Embarcações e Pescadores (Cais da Afurada)
14:45H Benção dos Motares (cais da Afurada)
15:00H Acompanhamento dos Símbolos Afurada – Cais de Gaia – Monte
da Virgem
16:00H Acolhimento dos Símbolos (Alameda Monte da Virgem)
16:15H Recepção dos Símbolos (Santuário Monte da Virgem)
17:00H Eucaristia presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto