Programa RedEscolas Anticorrupção

O Agrupamento de Escola dos Carvalhos e o Colégio Nossa Senhora da Bonança aderiram à 3ª edição do programa RedEscolas Anticorrupção. Durante a semana de 8 a 19 de abril estas escolas irão apresentar os seus trabalhos à comunidade educativa, de forma que ela possa ficar a conhecer os trabalhos desenvolvidos e juntos, deixar uma marca de promoção de uma cultura de integridade.

A All4Integrity é uma associação apartidária da sociedade civil para a sociedade civil, formalmente constituída a 20 de setembro de 2021, sendo a primeira associação e rede global de origem portuguesa criada para a promoção de uma cultura de integridade em Portugal que rapidamente se tornou numa incubadora de iniciativas, programas e soluções para a prevenção e combate à corrupção, como o Programa RedEscolas Anticorrupção, o Prémio Tágides, a Tech4Integrity e a rubrica radiofónica Integridade+.

O Programa de literacia anticorrupção nas escolas promove junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, como a confiança e empatia por instituições locais, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade na sociedade portuguesa. Em 3 edições contámos com a participação de 126 escolas, 294 professores, cerca de 9 mil alunos, presentes em 6 países e 4 continentes, que através da criação de inúmeros projetos interdisciplinares envolveram de forma ativa as respetivas comunidades educativas na promoção de uma cultura de integridade.

Vai ser apresentada também a 5ª Iniciativa da Associação All4Integrity – a Rúbrica semanal “Integridade +”. Nesta rúbrica, de semana a semana, com um convidado, mergulhamos durante cerca de 7 minutos num tema específico do combate e da prevenção da corrupção. Mais do que abordar os projetos da All4Integirty, o objetivo principal passa por esclarecer os conceitos relacionados com a corrupção, as suas causas e consequências – e mostrar como a luta contra o fenómeno pode começar por cada ouvinte, na sociedade civil. Esta rubrica ao ser lançada em abril, mês em que se celebram os 50 anos da Democracia em Portugal, visa reforçar o papel que as rádios tiveram e têm na promoção de valores democráticos, nomeadamente a integridade.

Redação Terras de Gaia
Redação Terras de Gaiahttps://terrasdegaia.pt
O Terras de Gaia está ao serviço do desenvolvimento da freguesia de Avintes e do concelho de Vila Nova de Gaia, apostado em reforçar a identidade histórico-cultural da vila onde tem sede e do espaço geográfico concelhio que a abrange, comprometendo-se a informar com rigor e com verdade;
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments