Vinte Vinte é a marca própria do World of Wine. Para já, os produtos estão apenas disponíveis no The Chocolate Story, em Gaia, mas no próximo ano devem chegar ao mercado nacional e em 2022 ao resto do mundo.
Em cima da mesa estão 11 rectângulos de chocolate, uma garrafa de água, um pacote de bolachas de água e sal e duas favas de cacau. É por elas que vamos começar: vêm da Finca La Rioja, no México, e estão apenas secas, não tendo passado por qualquer processo de torra. Pedro Araújo pede-nos que as descasquemos com cuidado e as provemos. É cacau em estado puro, tem um sabor ligeiramente amargo e um final de boca prolongado. Não é doce, claro, e é por isso que abre caminho para a prova dos novos chocolates Vinte Vinte, a marca própria do The Chocolate Story, instalado desde Agosto no World of Wine, o mais recente quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia.
Pedro Araújo é o mestre chocolateiro e um dos principais ideólogos do museu, que ocupa 4000 metros quadrados numa área expositiva que pretende “contar a história do chocolate da forma mais imparcial possível”. Chefe de cozinha e gestor hoteleiro com “paixão desde sempre pela matéria-prima”, há “uma década” que é especialista em chocolate, tendo obtido os certificados de provador e avaliador de cacau atribuídos pelo Instituto Internacional de Degustação de Chocolate e Cacau. Aos nossos olhos, Pedro é uma autêntica enciclopédia do chocolate – e é por isso que esta prova é o momento alto (e mais saboroso) da apresentação da marca Vinte Vinte e da visita à sua fábrica.
Fonte: Jornal Público