Nova linha de metro em Gaia suprime rotundas e cria ciclovias

O projeto da construção da Linha Rubi do Metro do Porto prevê a reformulação da VL8, em Gaia, que inclui a supressão das rotundas na via e a criação de ciclovias entre a rotunda Edgar Cardoso e a Arrábida.

Em causa está o trajeto do metro da futura Linha Rubi entre as estações Arrábida e Rotunda, em Gaia, parcialmente revelado, cujo projeto de novembro de 2022 prevê a a supressão das duas atuais rotundas na VL8 e criação de duas novas, sob a via do metro. A Linha Rubi, que custará 299 milhões de euros, é integralmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a fundo perdido, e ligará o Porto e Gaia entre as estações da Casa da Música e Santo Ovídio, implicando a construção de uma nova travessia sobre o rio Douro, devendo estar concluída no final de 2025.

“As ciclovias e passeios previstos para a nova ponte sobre o rio Douro terão continuidade ao longo da VL8 (Avenida Eng.º Edgar Cardoso), possibilitando o acesso ao Arrábida Shopping e à rede viária envolvente, estando prevista a construção de uma passagem pedonal superior sobre a VL8 que garantirá estas acessibilidades”, pode ler-se nos documentos do projeto da Linha Rubi.