Nome da nova ponte será escolhido pela comunidade

O nome da ponte será escolhido pela comunidade, graças a uma iniciativa inédita promovida pelas câmaras municipais de Gaia e do Porto, o Ministério do Ambiente e o JN.

Na fase inicial da iniciativa «Vamos dar nome à nova ponte», uma comissão de seleção composta pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, pelo jornalista e investigador Germano Silva, pelo engenheiro civil Humberto Varum e pelo cantor Rui Veloso irá escolher os nomes para colocar à votação. As escolhas desta comissão serão conhecidas no dia 6 de abril e o período de votação fica aberto durante trinta dias.

No final do período de votação, uma nova comissão de decisão terá 15 dias para validar o nome mais votado. O grupo será composto pelo ex-presidente da Metro do Porto, Ricardo Fonseca, pelo coordenador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, Fernando Sousa, e por Fernanda Ribeiro, professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O nome escolhido será conhecido a 2 de junho.Os critérios para nomear a nova ponte sobre o Douro incluem, pelo menos, uma de duas exigências: “serem nomes de individualidades falecidas há mais de um ano, com excecional relevo regional, nacional ou internacional, ou designações de natureza histórica, geográfica, económica, social, cultural, ou outra, nacionais ou estrangeiras, que, por razões atendíveis, se encontrem, especialmente, ligadas às cidades do Porto e de Gaia”. Optou-se, assim, por deixar esta importante escolha nas mãos da comunidade, seguindo “um modelo de reflexão académica, com respeito pela história e cultura locais, bem como pela engenharia necessária à construção de uma nova ponte”.