Município de Gaia foi palco da Assembleia Geral da Eurocarers

Na quinta feira, a Eurocarers, rede europeia que representa os cuidadores informais, realizou a sua assembleia geral anual em Vila Nova de Gaia, coorganizada pela Associação Cuidadores Portugal e pela autarquia de Gaia. Quase 50 pessoas de toda a Europa, foram recebidas pelo vereador com o pelouro da saúde, Dário Silva para discutir a próxima campanha do Dia Europeu do Cuidador e o estatuto político dos cuidadores em toda a Europa. Algumas sessões foram dedicadas a jovens cuidadores sob a liderança de Saul Becker, professor da Universidade de Manchester.


A iniciativa contou também com a presença de Bruno Alves, que integra a direção desta rede europeia com sede em Bruxelas, com mais de 70 organizações de mais de 23 países, algumas das quais alcançando mais de mil utentes.


Com um amplo trabalho desenvolvido no domínio social, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia destaca-se por ser o único município do país a desenvolver um programa específico, «o Gaia Cuidador», que pretende ser uma resposta de proximidade com um conjunto de ações de apoio social a pessoas a quem seja reconhecido o estatuto de cuidador informal, e que se encontrem a prestar apoio a dependentes, por incapacidade física e/ou psíquica.


O Município de Gaia é também parceiro do programa «Jovens Cuidadores» que tem como objetivo suprir a ausência significativa ou mesmo total de respostas adequadas para apoio aos jovens cuidadores informais na área da saúde, educação e da juventude, que pode coloca-los em risco em termos de saúde física e mental, pobreza e exclusão social, com potencial negativo para o seu desenvolvimento e qualidade de vida