Medidas Covid levam Finanças a transferir 1.476 milhões para o orçamento da Segurança Social

O Ministério das Finanças transferiu 1.476 milhões de euros do Orçamento do Estado para o orçamento da Segurança Social para que “não fosse colocada em causa a sustentabilidade do sistema” devido às medidas extraordinárias da pandemia. A indicação foi dada pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, na reunião da comissão permanente da Assembleia da República, órgão que substitui o plenário na sequência da dissolução do parlamento, durante um debate político requerido pelo grupo parlamentar do PCP.

A deputada do PCP Diana Ferreira tinha questionado a ministra sobre o financiamento das medidas Covid-19, sublinhando que estes apoios devem ser assegurados por transferências do Orçamento do Estado e referiu que, no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) estavam inscritos apenas 647 milhões de euros quando, em novembro, “o impacto total das medidas já era de mais de dois mil milhões”.

Na reposta, a ministra afirmou que “neste momento foram transferidos este ano do Orçamento do Estado para o orçamento da Segurança Social 1.476 milhões de euros para satisfazer e cobrir as medidas extraordinárias, para que não fosse colocado em causa a sustentabilidade do sistema”.

25945632