Em março, quando surgiu a pandemia de Covid-19 em Portugal, Dora Guimarães começou a receber pedidos de amigos e vizinhos para criar máscaras protetoras. Não teve de pensar muito tempo e pegou em todos os utensílios necessários e começou a produzir as propostas.
“A verdade é que idealizar peças, cruzando padrões, tecidos e pequenos detalhes diferenciadores é o que melhor sei fazer”, afirmou Dora. Os acessórios, que passou a vender no site da marca de roupa homónima, rapidamente tornaram-se num sucesso.
Afinal, as peças são bastante diferentes das habituais, com tons e padrões chamativos — e muitas delas levam apliques como lantejoulas, laços “e outros pormenores que já são assinatura da marca”.
Dois meses depois, de forma a continuar a adaptar-se ao mercado, resolveu lançar uma coleção limitada de máscaras para ocasiões especiais como casamentos, batizados e comunhões.
A “Special Bonds” são feitas à mão, em contexto de atelier, e têm padrão florido, tule, rendas, bordados, laços e tecidos acetinados. Todas elas incluem uma bolsa interior, na qual deve ser colocada um filtro para maior proteção.