Avintes prepara-se para um mês repleto de eventos culturais e sociais, oferecendo uma diversidade de atividades para todas as idades e gostos. A programação inclui teatro, exposições, arraial de Carnaval, bailes, eventos desportivos e muito mais.

A Casa da Cultura será palco da abertura do mês de Avintes no dia 2 de fevereiro, com a inauguração da exposição “Pelas Mãos Delas”, seguido por uma exposição coletiva de sócios do Instantes no dia 3 de fevereiro.

O destaque teatral fica por conta da V Jornada de Teatro com a comédia “O Morgado de Fafe Amoroso” no Grupo Mérito, seguido de uma apresentação especial para os mais novos com “A Viagem do Principezinho” no dia 4 de fevereiro.

O Carnaval animará Avintes com um arraial no Grupo Mérito no dia 9 de fevereiro, seguido pelos “Monólogos” no espaço dos Plebeus Avintenses. A festividade continua no dia 10 de fevereiro com a arruada de bombos e a dança com folia, eventos a decorrer nas ruas da freguesia. A diversão prolonga-se com bailes de Carnaval nos Restauradores Avintenses e no Clube Recreativo Avintense.

O cortejo de Carnaval diurno acontecerá no dia 11 de fevereiro, seguido pela Noite dos Foliões e cortejo noturno no dia 12 de fevereiro, pelas ruas de Avintes.

Outros destaques incluem um jogo de futebol do Entrudo no campo do Futebol Clube de Avintes no dia 13 de fevereiro, a realização de um cine documentário na Casa da Cultura no dia 15 de fevereiro, a corrida “10 Kms de Avintes” no dia 18 de fevereiro, e a FESTAND da União Académica de Avintes no Pavilhão Salvador Guedes no dia 24 de fevereiro.

O mês culmina com a romagem ao cemitério em homenagem aos dirigentes associativos e autarcas falecidos no dia 25 de fevereiro. Para março, está previsto o 32.º Fórum Avintense, dividido em duas partes nos dias 1 e 2, e a Gala de Aniversário do Grupo Mérito Dramático Avintense no dia 2 de março.

Lígia Correia