A JSD/Gaia publicou ontem uma noite respeitante às iniciativas do pelouro da Juventude, sendo o responsável máximo, o vereador Elísio Pinto, para a sensibilização das populações ao isolamento social, recorrendo a jovens voluntários de Vila Nova de Gaia.
“Dado os tempos peculiarmente perigosos que vivemos, pede-se, mais do que nunca, que aqueles a quem compete tomar decisões sobre a vida pública e política do nosso concelho, que o façam de forma consciente, madura e responsável, tendo como único enfoque o cuidado com a segurança e saúde dos seus concidadãos.Lamentavelmente, não tem sido essa a forma de atuação da Câmara Municipal de Gaia, em particular, do seu pelouro da Juventude, sendo o responsável máximo deste o Vereador Elísio Pinto.
A JSD Gaia, apesar de ter tido conhecimento destas lamentáveis situações, optou pelo silêncio. Seria de esperar mais maturidade e responsabilidade política e social do Sr. Vereador. Mas já chega. Já vimos demais e a população gaiense merece saber.Recentemente, sobre o alto patrocínio do Vereador Elísio Pinto, o Gabinete da Juventude da CM de Vila Nova de Gaia levou a cabo, com vista à promoção da candidatura da Cidade Europeia da Juventude 2024, uma serie de iniciativas de campanhas de sensibilização das populações para o isolamento social e utilização da máscara de proteção individual, através da distribuição de flyers na rua.
Nada estaria de errado se o Gabinete da Juventude não tivesse, para o efeito, recorrido jovens voluntários de Vila Nova de Gaia e, dessa forma, em tempos que somos assolados por uma pandemia, ter colocado em risco a segurança e a saúde desses mesmos jovens e das suas famílias. Tudo isto, numa altura em o Presidente da República, o Governo de Portugal, a Direção-Geral de Saúde e outras entidades públicas pediam a todos os portugueses para respeitar as regras de confinamento e, consequentemente, ficarem em casa. Certo é que nem todas as pessoas perceberam essa mensagem, nomeadamente o Sr. Vereador responsável pelo Pelouro da Juventude, que, talvez, tenha sido traído pela sua ânsia de mostrar trabalho e de autopromoção, custe o que custar.
A Juventude Social Democrata de Gaia recorda que o nosso concelho é, desde o início da pandemia COVID-19, dos concelhos no país com maior número de infetados. Será sensato e prudente, dadas as circunstâncias atuais, recorrer aos jovens de Gaia, para promover este conjunto de iniciativas, que o Pelouro da Juventude e a Câmara Municipal de Gaia protagonizaram? Na ótica da JSD de Gaia, não. Em política, não vale tudo! Não vale tudo para a autopromoção, na qual o Vereador Elísio Pinto parece ser especialista, colocando os seus interesses e os da CM Gaia à frente da segurança e saúde dos jovens que participaram nestas mesmas iniciativas.Todavia, se o Vereador Elísio Pinto não consegue, mesmo nos tempos que hoje atravessamos, resistir à tentação de se autopromover, então a JSD aconselha que o faça sozinho, sem colocar em causa o bem-estar e a saúde de terceiros.
A Candidatura a Capital Europeia da Juventude ou qualquer outro projeto, por mais importante que seja, nunca poderá sobrepor-se a segurança, saúde e bem-estar dos nossos jovens ou de qualquer gaiense. A JSD de Gaia não poderá, nunca, ser condescendente com estas práticas que podem interferir negativamente na vida e saúde dos Gaienses e dos jovens Gaienses.
O Presidente da JSD de Vila Nova de Gaia
Pedro Dantas”