Jovem na final do Torneio de Oratória Português

Rafael Carvalho, aluno da escola secundária Gaia Nascente, é um dos 13 jovens que irão competir na final do Torneio de Oratória Portuguesa, no dia 16 de abril, no Coliseu do Porto. Organizado pela Associação Portuguesa de Oratória – Top Talks, este é o maior desafio de oratória realizado em Portugal. É de salientar que a associação realizou vários workshops “Falar em Público” nas escolas públicas portuguesas aderentes e forneceu treino para mais de 400 estudantes, entre os 14 e os 16 anos.

Promover a oratória escolar é um dos objetivos da Top Talks. A associação oferece uma resposta estruturada a uma lacuna curricular através do Torneio de Oratória, porque acredita que quanto mais cedo a aprendizagem da oratória chegar aos cidadãos, melhor.

A Top Talks tem como objetivo ensinar aos alunos adolescentes como falar em público com impacto e sucesso, uma vez que o sistema escolar público não inclui o ensino de técnicas de oratória em seus currículos, apesar de exigir tais competências aos alunos. Os estudantes portugueses, nas escola pública, não recebem as muitas técnicas e ferramentas estruturadas de oratória existentes, que tanto contribuem para o seu sucesso ao apresentar trabalhos escolares ou noutros contextos extracurriculares.

Após o treino em escolas de todo o país, foram selecionados 13 alunos finalistas que apresentarão um tema livre em público no Coliseu do Porto, na grande final. Os alunos finalistas são oriundos dos seguintes concelhos: Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Covilhã, Gaia, Matosinhos, Tábua, Arganil, Tomar, Marco de Canaveses, Portimão e Figueira da Foz.

Débora Martins