No dia 10 de Dezembro, no Pavilhão Municipal de Grijó, o BC Gaia dinamiza a 3ª edição do Treino Aberto de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR), evento aberto a todas as pessoas, com ou sem deficiência motora. Entre as 14:30H e as 18:30H, aqueles a quem a modalidade despertar curiosidade poderão sentar-se, em igualdade de circunstâncias com alguns atletas do BC Gaia, e experimentar os desafios e sensações inerentes. O evento solidário tem uma entrada mínima, simbólica, de 3€ e requer inscrição online até 7 de Dezembro aqui.
Atual bicampeão nacional, o Basket Clube de Gaia não menospreza a sua vocação inclusiva e inovadora, na divulgação do BCR na região, potenciando a prática da inclusão inversa, isto é, colocar quem não tem qualquer limitação “na pele” dos atletas. Pedro Bártolo, treinador-jogador, internacional A, e co-fundador da equipa, encoraja o público a aderir à iniciativa que se converteu num bom hábito.
“A experiência das edições passadas é positiva. As pessoas gostam, divertem-se, querem repetir e, sem se darem conta, estão a normalizar a deficiência. Essa é a pretensão número um. Se conseguirmos que apareçam potenciais atletas, então melhor ainda”, afirma o credenciado atleta de Gaia e grande impulsionador desta iniciativa no concelho.
Prática comum além-fronteiras, onde inclusivamente a participação oficial de pessoas sem deficiência é uma realidade massificada em alguns países, o evento visa não só sensibilizar a comunidade geral, como recordar que a modalidade está aberta a todos aqueles com algum tipo de limitação motora, mesmo que imperceptível no quotidiano. Quer isto também dizer que não é premissa que o atleta de BCR se desloque em cadeira de rodas no seu dia-a-dia.
O III Treino Aberto de Basquetebol em cadeira de rodas conta com o apoio da Junta de Freguesia de Grijó e Sermonde, entidade que continua ao lado da equipa desde a sua génese, em 2016, além de outras parcerias.