A Câmara Municipal de Gaia, ao longo de três dias (14, 15 e 16 de outubro), às 21:00H e às 22:00H comemora os 190 anos do Cerco do Porto através do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner.
Será evocado o papel decisivo de Gaia em termos geoestratégicos e a nível da colaboração militar da população na altura.
Os visitantes poderão assistir a uma sessão de videomapping dedicada ao Cerco do Porto, onde se pretende, através de imagens, explosões, sons e vozes, recriar com intensidade os combates travados naquele espaço e liderados pelo General Torres. As projeções serão feitas na fachada do Mosteiro da Serra do Pilar e a entrada é gratuita.
Dado que a vitória dos liberais, cujas tropas estavam sitiadas na cidade do Porto, só foi possível graças à manutenção do Mosteiro da Serra do Pilar – enquanto barreira intransponível para os absolutistas -, nas mãos dos partidários de D. Pedro, é inegável a importância que este local adquiriu, tornando-se, ele próprio, um importante símbolo da resistência.
O programa pode ser consultado abaixo