Foi apresentado ao Executivo Municipal de Vila Nova de Gaia, a 15 de Junho, o processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM), que conta com um modelo de participação coordenado pela Universidade de Aveiro, destinado a reforçar a competitividade e a afirmação do território, promovendo a qualidade de vida dos cidadãos.
O PDM, enquanto documento técnico estratégico e orientador da cidade, incide em necessidades ambientais, sociais, culturais, desportivas, empresariais, associativas e de cidadania que podem ser melhoradas e reforçadas com uma maior participação dos cidadãos. Nessa linha, a Gaiurb e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia apostam agora numa parceria com a Universidade de Aveiro, enquanto instrumento qualificado que dinamiza a participação dos cidadãos na revisão do PDM.
Durante dois anos, a revisão do PDM tem como objectivo assegurar o crescimento do território para dotar a cidade de Vila Nova de Gaia para desafios futuros, privilegiando um “urbanismo inteligente” orientado para os cidadãos e a pensar nas gerações futuras.
Uma ampla equipa altamente qualificada de técnicos municipais da Gaiurb conta com a contribuição de académicos e consultores de referência para transformar Vila Nova de Gaia numa cidade de futuro.