A quinta edição da iniciativa Escola Amiga da Criança envolveu milhares de escolas que desenvolveram mais de 4000 projetos nas categorias Alimentação e Estilo de Vida Saudável, Cidadania e Inclusão, Literacias, Família, Espaço Escolar, Digital, Sustentabilidade e Escola em Casa.
O Agrupamento de Escolas de Pinheiro, em Penafiel, juntamente com o Agrupamentos de Escolas de Valadares, em Gaia, e a EB 2/3 Caniço, na Ilha da Madeira, venceram na categoria “Sustentabilidade” com o projeto “Educate for a Sustainable Ocean”. “O Projeto eTwinning do Agrupamento de Escolas de Pinheiro “Educar para a sustentabilidade dos Oceanos”, ganhou o primeiro lugar na categoria “Sustentabilidade”, refere uma publicação da escola.
Esta é uma “iniciativa conjunta da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, “que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas”.