Esta sexta-feira, 26 de março, assinalou-se mais um Dia Mundial do Teatro e, sendo Gaia uma cidade que vive esta arte com toda a sua alma, esta data não passou incólume. Assim, o grupo de teatro «A Cegada» ‘subiu ao palco’, pelas 21 horas, através do Facebook e Youtube do Município de Gaia.
Voltando a pisar o palco que estreou em 1999, o grupo apresentou o espetáculo «Fronteira Fechada», de Alves Redol. A atriz principal do elenco, Susana Sá, marcou também presença neste que é o palco da sua terra. A inigualável qualidade do elenco e o tema apresentado numa altura em que as fronteiras, devido à pandemia, estão fechadas, foram alguns dos pressupostos deste espetáculo.
Apesar do regresso físico ao teatro ainda não ser possível, o grupo apelou à presença de toda a população como forma de enaltecer uma Arte que, tal como outras, se tem reinventado, na tentativa e ambição de sobreviver a esta pandemia “com inteligência, sagacidade e coragem”.
Recorde-se que o Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro. Mais tarde, em 1962, foi escrita a primeira mensagem internacional alusiva a esta data, por Jean Cocteau, em França.