Entre os dias 20 e 27 de outubro o Município de Gaia associa-se às comemorações nacionais com um programa que inclui, no dia 20 de outubro, uma conferência e uma exposição, no Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner, alusivas ao facto histórico, seguidas do descerramento de uma placa comemorativa no Monumento aos Aviadores. No dia 27 terá lugar o Concerto do Centenário pela Banda da Força Aérea, no Auditório Municipal de Gaia.
A Travessia Aérea do Atlântico Sul teve início em Lisboa a 30 de março de 1922 e foi finalizada a 17 de junho no Rio de Janeiro. Ficou na memória coletiva por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul e pela utilização de um método inovador para a navegação aérea astronómica, desenvolvido pelos portugueses, constituindo-se como um marco da maior relevância, importância e visibilidade para Portugal, para a Marinha, para a Força Aérea como herdeira das tradições da aviação militar portuguesa, e também como evolução significativa para o transporte aéreo transoceânico mundial.
Este momento histórico foi assinalado na cidade de Gaia, poucos meses depois, com um monumento inaugurado a 3 de dezembro, num local da cidade que passou a ser uma referência na paisagem urbana de Gaia, o Largo dos Aviadores, em Mafamude.