CINCO NOMEADOS PARA O II PRÉMIO CULTURAL JOSÉ GUIMARÃES

A bailarina Inês Nunes, a atriz Inês Sincero, o fadista João Robalinho, o cantor/fadista Pedro Ferreira e o músico Rafael de Carvalho Jr., são os jovens artistas sub-30 nomeados para o II Prémio Cultural José Guimarães.O vencedor será agora decidido por votação popular, até ao próximo dia 31 de agosto, através do e-mail premioculturaljg@gmail.com. Participe na votação!

Os nomeados que não reúnam a maioria dos votos, serão distinguidos com Prémios de Nomeação, uma criação do artista plástico gaiense Nuno Lucena, responsável também pela escultura que corporiza o Prémio Cultural José Guimarães, cuja designação se inspira no nome de uma importante figura do nosso teatro musicado e da música ligeira portuguesa, portuense de nascimento e gaiense por adoção, que foi um exemplo de dedicação à sua comunidade, como poeta, músico, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, encenador e ator.

Homenageando a vida e a memória do seu patrono, este galardão visa distinguir anualmente o que de mais relevante os jovens criadores sub-30 fazem no panorama cultural gaiense no domínio de todas as artes. Com esta distinção pretende-se estimular os mais jovens a investir na produção artística, valorizar a atividade desenvolvida pelas estruturas existentes no concelho de Vila Nova de Gaia e estimular o surgimento de novos artistas, autores e lugares de criação, do teatro à dança, do canto à música, da literatura ao cinema, das artes plásticas às demais formas de expressão artística, gerando assim maior oferta cultural.

E O GRANDE VENCEDOR É…

O grande vencedor do II Prémio Cultural José Guimarães, que abrange o período compreendido entre setembro de 2021 e julho de 2022, será anunciado no dia 17 de setembro próximo, às 21h30, no auditório da Tuna Musical de Santa Marinha, em espetáculo pré-Festival de Teatro José Guimarães, cuja IV edição se realiza entre 23 de setembro e 27 de novembro. Esta sessão de consagração do vencedor do Prémio, reúne um naipe de outros jovens artistas das várias formas de expressão que são hoje grandes promessas de amanhã.