O Serviço Social do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho (CHVNGE) organizou o Iº encontro em comemoração do Dia Mundial do Serviço Social, que teve lugar na passada terça-feira, dia 21 de março.
O encontro, subordinado ao tema “O Cuidado Social ao Utente do CHVNGE”, teve como objetivo principal debater os desafios locais e globais para a promoção da profissão de Assistente Social, de todas as pessoas, famílias, comunidades e sociedade em geral.
Durante o evento, que visou dar visibilidade ao Serviço Social, à defesa da justiça social e aos direitos humanos, foram abordados os Cuidados Paliativos, o Projeto Drop-Out e a Análise e Reflexão do Protelamento de Alta. O encontro contou com a presença de diversos profissionais, incluindo a Enfermeira Diretora do CHVNGE, Patrícia Cardoso, e a Diretora do Serviço Social do Centro Hospitalar, Marta Mendes.
A comemoração deste dia Social ocorre, este ano, sob o impacto de múltiplos e severos problemas e circunstâncias que afetam a vida coletiva, destacando-se a inflação e a invasão na Ucrânia pela Rússia, que vieram juntar-se às consequências sociais e económicas de uma pandemia que evidenciou as desigualdades na proteção sócio-sanitária, cujas sequelas continuam a exigir uma atuação robusta e consistente.
Tendo em conta estes fatores, o trabalho do Assistente Social do Centro Hospitalar é ainda mais importante, na medida em que acrescenta dimensões e exigências e vê-se interpelado pela combinação de novos e velhos desafios, de respostas urgentes e pela necessidade de criação de renovados ambientes de justiça social e bem-estar.
Bruno Teixeira e Débora Martins