O abem: é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social, Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa na Indústria.
Neste âmbito o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues assinou um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude para o prosseguimento dos objetivos do programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
Este programa tem como objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de munícipes em situação de carência económica, que de outra forma estariam impossibilitados de adquirir os medicamentos. Assim, serão beneficiários do Programa Abem todos os elementos dos agregados familiares identificados pelos serviços da ação social municipal, com base na condição de recurso. Os utentes abrangidos serão, ainda, portadores de um cartão personalizado, entregue pelo Município de Gaia, que permitirá obter, sem quaisquer custos associados, todos os medicamentos comparticipados e prescritos pelos médicos.
Com a adesão ao Programa Abem, a Câmara Municipal de Gaia pretende assegurar o acesso universal aos medicamentos, minimizar as desigualdades sociais e promover a mobilização da sociedade, nomeadamente das farmácias e das entidades públicas. O programa resulta de várias parcerias instituídas com entidades a nível local, como autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social e outras instituições da área social.