ANAM promove conferência sobre a relevância do Apoio Autárquico ao Consumidor

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), realiza no próximo dia 6 de julho, a partir da 14:30H, no Auditório Manuel Menezes Figueiredo (Rua General Torres, 1141), em Gaia, a conferência “Consumidores somos todos nós – A relevância do Apoio Autárquico”.

As autarquias locais, pela sua proximidade aos cidadãos, desempenham um papel fundamental na transição para uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva, em áreas tão fundamentais como a sustentabilidade, a habitação, a transição digital, a vulnerabilidade económica dos consumidores ou a mitigação da pobreza energética.

Um Município Amigo do Consumidor é aquele que implementa medidas com impacto na qualidade de vida e bem-estar dos seus consumidores/cidadãos. Neste sentido, os Centros de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), estruturas municipais criadas no âmbito de um protocolo com a Direcção-Geral do Consumidor, têm sido uma solução de proximidade e um exemplo do trabalho que o poder local pode desenvolver como agente de apoio e dinamizador de atividades de sensibilização para um consumo consciente.

“Há algum trabalho desenvolvido nesta área e muitos municípios com boas práticas em matéria de Políticas Locais de Proteção do Consumidor, mas há também um longo caminho a percorrer e novos desafios a superar, razão pela qual a ANAM, decidiu trazer o tema a debate e analisar a relevância deste apoio autárquico e a actividade e organização destes gabinetes.”, explica o Presidente da ANAM.

Os Municípios podem desempenhar um papel de ainda maior destaque na defesa do consumidor, fortalecendo o sentido de cidadania da população, e por isso, Albino Almeida reforça “que o poder local deve continuar a aprofundar o trabalho neste campo e em parceria com as instituições que atuam na defesa dos consumidores. Nesta conferência reunimos representantes do poder local, entidades fiscalizadoras e associações de defesa do consumidor, para um debate plural, alargado e crítico.”