A ERSE anunciou uma revisão nas tarifas da Luz e do Gás projetando-se uma descida no preço a partir de 4 de Junho de cerca de 01% (mercado regulado). Segundo a mesma entidade reguladora os preços no mercado grossista de eletricidade têm vindo a descer, pelo que os comercializadores em mercado livre poderão ajustar as suas ofertas no mesmo sentido”.
“Essas eventuais descidas na componente de energia pelos comercializadores poderão compensar, parcial ou totalmente, o aumento das tarifas de acesso às redes”, acrescenta a mesma fonte.
Parece certo que, no mercado livre, a fatura da eletricidade e do gás vai baixar ligeiramente para algumas famílias este ano, com 2 empresas a anunciarem uma redução nos preços: a Galp e a EDP Comercial.
Segundo a ERSE é “aconselhável que os consumidores estejam atentos às diversas ofertas disponíveis no mercado e procurem usar o simulador da ERSE”. Sugere portanto ao consumidor que “se encontrarem uma melhor oferta de mercado devem mudar de comercializador. O processo de mudança de comercializador de eletricidade é simples e gratuito, não havendo qualquer número máximo de mudanças estabelecido”, conclui.