No passado dia 18 de Dezembro, comemorou-se o 35º aniversário da elevação de Grijó a Vila, numa altura em que se celebram, também, 1100 anos sobre a fundação do Mosteiro de São Salvador de Grijó.
A celebração iniciou-se pelas 17:00H com uma palestra a cargo do professor João de Sousa, sobre a história da formação de Grijó, assim como a fundação do seu Mosteiro, com a distribuição de cópias da ata da sua fundação. Seguiu-se a atuação do Coro do Mosteiro, o descerrar da placa comemorativa e a exposição de trabalhos realizados pelos alunos da catequese, paróquia e artistas que aderiram ao evento.
A fundação de Grijó remonta ao ano 912 com a construção do “Mosteiro da Eclesiola”, por parte dos dois clérigos irmãos Guterre e Ausindo Soares, em Murraceses. O Mosteiro foi deslocado e com o passar do tempo, a terra no qual se encontrava, começou a chamar-se “Eclesiola” (Latim para Igrejinha), passando depois a “Egreijola”, “Egrijó” e finalmente Grijó.
Atualmente, o mosteiro encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público e o túmulo de D. Rodrigo Sanches, que se encontra no interior, classificado como Monumento Nacional.