Em ano de pandemia, também as celebrações do Natal são necessariamente diferentes. Desde há três anos que Vila Nova de Gaia tem realizado, no Centro Cívico, a Praça de Natal Jogos Santa Casa que, ano após ano, tem atraído milhares de pessoas. Em 2020, contudo, e no atual contexto, a iniciativa não se realiza nos moldes habituais, tendo sido substituída por um evento de Natal em segurança, até 24 de dezembro.
Numa edição solidária, a Praça de Natal Jogos Santa Casa em Gaia tem circulado pelas escolas do município – jardins de infância e EB1 –, onde um camião itinerante, devidamente decorado e com as principais figuras natalícias a bordo, tem levado alguma alegria às crianças gaienses. A acompanhar a parada, os serviços da autarquia deixam lembranças em todos os estabelecimentos. Outras duas carrinhas do Município estão, também, a visitar os estabelecimentos de ensino privado dos mesmos níveis de escolaridade, deixando igualmente prendinhas para os mais novos. Esta ação estará concluída na próxima sexta-feira, 18 de dezembro.
A parada natalícia já percorreu, no último fim de semana, algumas ruas do concelho. No próximo fim de semana e no dia 24 a ação repete-se, procurando levar-se a todas as freguesias de Gaia alguma esperança e alegria nesta época natalícia.
Já a vertente solidária, que é uma constante da Praça de Natal, materializa-se, este ano, através da ação «Dá a mão a quem precisa», com a oferta de 3 mil cabazes com bens alimentares a famílias carenciadas sinalizadas pelos serviços de Ação Social da autarquia. Até sexta-feira, as famílias estão a levantar os seus cabazes no Pavilhão Nelson Cardoso, em Mafamude.
Além destas iniciativas, a Câmara Municipal de Gaia decidiu oferecer vouchers a todos os funcionários e a parceiros, para serem gastos nos diferentes estabelecimentos comerciais do concelho. Uma forma de apoiar o comércio local num ano de enormes dificuldades, a que se somam as iluminações de Natal nas principais zonas comerciais.
E para juntar ainda um pouco mais de magia a este Natal, a autarquia, numa parceria com a ACIGaia (Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia), está a promover a iniciativa «Correio dos Sonhos». Até 6 de janeiro, existem 150 marcos espalhados por várias lojas e estabelecimentos de comércio local do concelho, onde as crianças poderão depositar as suas cartas ao Pai Natal. Uma garantia é deixada: nenhuma carta ficará por responder!