Com o objetivo de melhorar o espaço público, a Câmara Municipal de Gaia, no âmbito do projeto «Meu bairro, minha rua» convidou o artista Nuno Third Palhas, street art gaiense, para colorir as ruas da cidade com um novo mural de arte urbana. Recorde-se que na intervenção levada a cabo no quarteirão da Biblioteca Municipal, um dos locais sinalizados pelos cidadãos para valorização foi precisamente a escadaria de acesso entre a rua Estado da Índia e a rua Parque 1º de Maio.
O artista descreveu a intervenção como sendo a evolução na natureza, que se funde com a realidade da comunidade estudantil da zona envolvente, não esquecendo a fortuna do conhecimento representada pelos girassóis. “Tentei pegar neste espaço e transformá-lo num jardim, com ainda mais vida, mais cor, fazendo alguma ligação ao liceu Almeida Garrett. Peguei em elementos que tenho vindo a desenvolver, desde os girassóis que representam a fortuna e o conhecimento (a escola), e a lagarta que se transforma numa borboleta (alunos)”, explicou Third, defendendo que esta parceria com a autarquia é também uma forma de divulgar publicamente o seu trabalho.
Com estas iniciativas, a Câmara Municipal de Gaia procura promover o sentido de comunidade, resolvendo problemas do espaço público e reforçando o sentimento de pertença a um lugar.