As temperaturas podem chegar aos 45ºC nos próximos dias em muitas regiões do País. Ou até ultrapassar. São condições que exigem cuidados redobrados.
As temperaturas vão permanecer altas, com a maioria do território nacional perto dos 40 graus. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não exclui a possibilidade de se atingir um máximo histórico de temperatura.
Algumas dessas subidas serão de mais de dez graus: no Porto, por exemplo, a máxima vai passar de 22 para 36 graus.
As regiões do Vale do Tejo e do interior do Alentejo serão as mais quentes e poderão até atingir temperaturas superiores a 40 graus, ou seja algumas localidades poderão registar máximos históricos, já que em Portugal nunca foram registadas temperaturas superiores a 47,3 graus desde que há registos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai ativar o aviso vermelho – o mais elevado da escala – em oito distritos do país.
Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, explica que “quase todo o território do continente” vai estar com “valores de temperatura máxima superiores a 40ºC”, o que, só por si, “é uma situação que não é muito normal e grave em todos os aspetos”.