A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, EIM, SA acaba de obter a certificação do seu Sistema de Gestão Anticorrupção/ Antissuborno, com a validade de três anos, com a Norma ISO 37001:2016, pela QUALITY AUSTRIA, em parceria com a APCER.
A Norma ISO 37001:2016 incorpora as melhores práticas internacionais ao nível da implementação na STCP de um efetivo Sistema de Gestão Anticorrupção, que tem por objetivo eliminar o risco corporativo potencial e evitar os custos relacionados com a corrupção e com o suborno, proporcionando uma capacidade interna para prevenir, detetar e tratar estes temas.
A STCP desenhou e implementou um Sistema de Gestão Anticorrupção, que se alicerça quer na sua Política de Gestão Anticorrupção quer no seu Código de Conduta Anticorrupção, ambos disponíveis e publicados na página oficial da empresa, que agora é validado e reconhecido com a obtenção desta Certificação.
Internamente todos os que fazem parte da STCP sabem e conhecem quais são as condutas que devem ser adotadas por todos. Externamente todos os que contactam de alguma forma com a STCP, sejam parceiros, sejam fornecedores, sejam clientes, passam a saber de forma mais clara quais são as práticas que devem ser cumpridas e respeitadas.
“Ao obter a certificação na norma ISO 37001:2016 – Sistema de Gestão Anticorrupção, a STCP vê reconhecidas as suas práticas anticorrupção e suborno fortalecendo a sua cultura organizacional e aumentando a confiança dos seus parceiros e stakeholders”, afirma Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da STCP.
A STCP integra, assim, o ainda pequeno grupo de entidades portuguesas já detentoras da Certificação pela Norma ISO 37001:2016.