A iniciativa, decorreu em Vila Nova de Gaia, na Avenida da Republica nº 757, entre as 10 e as 18 horas, e teve como objetivo acelerar a integração profissional dos refugiados ucranianos em Portugal que procuram oportunidades de trabalho que lhes permitam minimizar os impactos da guerra na sua vida.
O processo de recrutamento está focado nas competências profissionais e conhecimentos dos candidatos, procurando corresponder o seu perfil com oportunidades de emprego no Grupo Sonae. No passado dia 6 de Junho, foi realizada a mesma iniciativa em Lisboa, que contou com mais de 250 candidatos presentes.
A Sonae tem actualmente cerca de mil oportunidades de emprego em aberto em todo o país, das quais mais de 280 na região do Grande Porto, as quais podem ser aproveitadas pelos refugiados.
Esta iniciativa decorreu no âmbito do Sonae For Ukraine, programa que conta com a mobilização de recursos e know-how da Sonae para apoiar os mais afetados pelo conflito na Ucrânia, através de três eixos de atuação principais: Chegada, Acolhimento, Emprego. A iniciativa conta com a colaboração de dezenas de colaboradores das várias empresas do Grupo para a sua operacionalização.
Os eixos de Chegada e Acolhimento têm sido trabalhados em coordenação, nomeadamente com o Alto Comissariado para as Migrações, autarquias locais e centros de acolhimento em várias regiões do país.
No eixo emprego, a Sonae criou uma plataforma bilingue para facilitar os processos de recrutamento, que já teve resultado efectivo em contratações para empresas do Grupo.