O Centro Cívico de Serzedo foi inaugurado a 24 de julho, devolvendo, assim, à freguesia um novo ponto de paragem obrigatória. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, “é motivo de igual orgulho estar na inauguração do alargamento do Parque da Lavandeira, como na inauguração deste centro cívico. A nossa vontade é a de disseminar pelo território um conjunto de respostas aos mais variados níveis, de forma integrada e articulada. Hoje não se decide fazer um pavilhão gimnodesportivo na lógica de que cada freguesia tenha um. Pelo contrário. Trabalhamos em rede, olhando para uma diferente estratificação”.
A construção do centro cívico de Serzedo foi uma intervenção a cargo da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, com projeto da Direção Municipal de Infraestruturas e Espaços Públicos e financiamento da Câmara Municipal de Gaia, num total aproximado de 245 mil euros.
A intervenção passou pela construção de uma praça, tendo como elemento principal o cruzeiro, sendo um prolongamento do adro da igreja. O espaço fica, assim, alargado a novas valências de utilização, estando reunidas todas as condições para a realização de vários eventos que irão oferecer uma nova centralidade à freguesia.
Além disso, a nova praça pretende ligar os dois lados da rua da Igreja, sendo que a solução encontrada foi a elevação da rua, atravessando a praça, mas ao mesmo tempo fazendo parte integrante da mesma. Houve, também, a preocupação de adaptar a praça, existindo duas plataformas mais elevadas com um caráter de palco, sendo que as restantes quatro têm uma função de plateia. A intervenção inclui, ainda, a reabilitação do tanque existente em granito, por se tratar de uma referência do local, estando previsto o seu funcionamento como espelho de água.