A realização de uma prova de águas abertas no rio Douro será mesmo uma realidade após 43 anos de ausência. A primeira edição da “Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water” realizar-se-á no dia 4 de setembro e terá a sua partida na Ribeira do Porto com chegada na praia contígua à Marina da Afurada em Vila Nova de Gaia, numa distância aproximada de quatro quilómetros.
O processo para o conseguir foi longo e difícil, tendo sido necessário articular com cerca de uma dezena de entidades com jurisdição em matérias tão distintas e relacionadas com o tráfego turístico no rio ou assuntos de natureza sanitária.
O foco da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) foi desde o primeiro momento procurar mitigar os riscos para os atletas em relação à sua segurança e saúde: garantiu a envolvência de delegados de saúde e médicos de saúde pública da Administração Regional de Saúde do Norte e reuniu um conjunto alargado de testes realizados à qualidade da água do Rio Douro para a obtenção de despacho favorável daquele organismo.
Tal só foi possível com a colaboração inestimável das Águas do Porto e Gaia e também com a consultoria obtida através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
Foram oito meses de avanços e recuos, mas com a confiança inabalável de que era possível colocar o Rio Douro no mapa do calendário nacional de águas abertas.
A última prova de águas abertas no Rio Douro teve lugar em 1979 com a Travessia do Porto a Nado que teve a sua origem no longínquo ano de 1916.
O evento, que integra o Circuito Nacional de Águas Abertas e decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Natação, será organizado pela ANNP em parceria com os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia.
O regulamento e inscrições estarão disponíveis em breve.