Que abordagem jurídica à violência na deficiência?

A Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) está a promover um ciclo de sessões online, dedicadas à prevenção de fenómenos de violência na deficiência. O segundo webinar é subordinado ao tema “A Violência na Deficiência: Abordagem Jurídico-Criminal” e vai realizar-se no dia 14 de maio, pelas 18h00.

Joaquim Brites, presidente da APN, afirma: “Na sua generalidade, as pessoas com deficiência ou algum tipo de incapacidade experienciam fatores de risco que aumentam a sua vulnerabilidade e exposição a situações de violência.”

Nesta mesa-redonda serão lançadas questões como: “Sou vítima, e agora?” e “Qual a intervenção psicológica no ciclo da violência”, além de uma reflexão sobre os procedimentos de um processo-crime nestas circunstâncias.

No final, haverá ainda espaço para perguntas da audiência.

“Com esta iniciativa, queremos promover o diálogo, a partilha e o debate sobre esta problemática, para que todos possamos ser, de maneira geral, cidadãos mais bem informados sobre os diferentes tipos de violência na deficiência”, acrescenta Joaquim Brites.

A iniciativa é realizada no âmbito do Projeto (IN)Segurança na Deficiência, e cofinanciada pelo Programa de Financiamento a Projetos, do INR, IP, de 2021, destinando-se a todas as pessoas com deficiência e incapacidade, aos seus familiares e cuidadores, e também à comunidade em geral.