Primeiros desfibrilhadores automáticos externos nos equipamentos municipais

“Gaia é, a partir de hoje, uma cidade ainda mais segura”. Foi desta forma que Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, descreveu o ato de entrega dos primeiros 25 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) ao Município, pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, numa cerimónia simbólica que decorreu no Auditório Municipal, a 19 de maio, na qual foram entregues os certificados a oito dos 123 colaboradores municipais que concluíram a formação necessária para manusear os equipamentos.
A existência de desfibrilhadores automáticos externos para utilização pela população, em locais públicos, bem como a formação em técnicas básicas de recuperação cardiopulmonar permite salvar muitas vidas. Foi com esse pressuposto que, em 2019, foi assinado um acordo de colaboração entre a autarquia e a Fundação Portuguesa de Cardiologia com vista à implementação do programa «Gaia no Coração», com dois principais objetivos: promover a diminuição da morte súbita em Portugal e, em específico, em Gaia; e desenvolver ações para a prevenção e combate às doenças cardiovasculares. Assim, no âmbito do primeiro objetivo, as ações delineadas passam pela colocação de 35 desfibrilhadores automáticos externos e malas de primeiros socorros avançadas nas zonas mais necessárias e pela criação de um programa de formação de utilizadores. O investimento municipal foi de sensivelmente 52 mil euros.
Recorde-se que a morte súbita é uma das formas mais frequentes e mais dramáticas da manifestação da doença cardíaca, geralmente devida a uma arritmia, a fibrilação ventricular, que pode surgir de forma imprevisível em qualquer lugar e em pessoas com ou sem doença cardíaca conhecida. O único tratamento eficaz consiste na aplicação, o mais rapidamente possível, de um choque elétrico realizado através de um aparelho único: o desfibrilhador.
Equipamentos com DAE:

Casa da PresidênciaEdifício Paços do ConcelhoEdifício PraçaAssembleia MunicipalArquivo Municipal Sophia de Mello BreynerBiblioteca Pública Municipal de Vila Nova de GaiaAuditório MunicipalCineteatro Eduardo BrazãoCasa Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de MacedoSolar Condes de ResendeConvento Corpus ChristiPavilhão Municipal da MadalenaPiscina Municipal de Vila d’EstePiscina Municipal da Granja (semicoberta)Piscina Municipal de Lever
Equipamentos que terão DAE, mas aguardam formação de colaboradores (estão, neste momento, em processo de formação 120 trabalhadores):
Estádio Municipal Dr. Jorge SampaioEstádio Municipal – Parque da CidadePavilhão Municipal de GaiaPavilhão Municipal das PedrasPavilhão Municipal Miguel Maia e João BrenhaPavilhão Municipal de MergunhosPavilhão Municipal Carlos ResendePavilhão Desportivo Municipal de GulpilharesPiscina Municipal da GranjaPiscina Municipal Aurora Cunha
Numa terceira fase serão definidos os restantes dez equipamentos que irão acolher os dez desfibrilhadores automáticos externos.

Captura de ecra 2021 05 19 190821