Penafiel transfere doentes com COVID-19 para Vila Nova de Gaia

Fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) referiu à agência Lusa ter, no Hospital de Penafiel, 190 doentes covid-19 internados, dos quais 10 estão em cuidados intensivos. Na terça-feira, este hospital registava 235 internados, dos quais 11 em cuidados intensivos.

“A diminuição dos internados tem a ver com a transferência de doentes para outros hospitais da região. Estas transferências têm-se intensificado, prevendo-se que diminua a pressão no funcionamento do hospital nos próximos dias”, referiu à agência Lusa fonte do CHTS.

Já fonte do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) disse que está a receber doentes da região do Tâmega e Sousa, tendo sido disponibilizadas 10 camas. “Entretanto, estão a ser preparadas mais 10”, referiu.

Na quarta-feira, na conferência de imprensa da Direção-Geral de Saúde, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales revelou que naquele dia seriam transferidos do CHTS 10 doentes para o Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa, em Gondomar.

O governante acrescentou que outros 10 doentes do CHTS seriam na quinta-feira.

A propósito do pedido de reforço de médicos, o secretário de Estado referiu que para a região Norte já tinham sido contratados, no âmbito da covid-19, 120 médicos até ao dia 26 de outubro, oito dos quais para o CHTS que recebeu também sete prestadores de serviço.

Estas transferências do CHTS somam-se a outras confirmadas anteriormente, como aconteceu com o Hospital das Forças Armadas (HFA) no Porto.

Na sexta-feira, este hospital militar acolheu 10 doentes “na sequência de um pedido do Hospital de Penafiel”, referia comunicado divulgado à data.

Já o Hospital Fernando Pessoa, uma unidade privada de Gondomar, acolhia também na sexta-feira 20 doentes provenientes do CHTS, de acordo com fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

naom 5f8edf1a5355d