Depois do central Diogo Oliveira (ex-Suhr Aarau, da Suíça) e do guarda-redes Sebastian Frandsen (ex-Holstebro, da Dinamarca), anunciados oficialmente pelo clube, O JOGO está em condições de assegurar que também Pedro Cruz será reforço do FC Porto na próxima temporada.
Ou seja, a saída de Miguel Martins (Pick Szeged, da Hungria) fica colmatada com a entrada de Oliveira, a de Marton Székely (deve regressar ao Veszprém, também da Hungria) com a de Frandsen, e a de André Gomes (Melsungen, da Alemanha) com a de Pedro Cruz.
O lateral esquerdo de 37 anos, feitos no passado dia 6, também pode jogar a central e é um jogador com poder de remate impressionante, tendo sido oito vezes o melhor marcador do campeonato. Esta época voltou a levar o troféu, com 249 golos, numa média de 8,6 por partida, só não tendo cumprido uma das 30 jornadas da prova. Se lhes juntarmos os que fez na Taça de Portugal, o primeira linha acabou a época com 285 golos em 33 partidas.
Outro exemplo do poder de fogo de Pedro Cruz, que começou a jogar na Académica de São Mamede, esteve no encontro das meias-finais da Taça, contra o FC Porto: fez 12 golos em 18 remates, mais quatro assistências. Numa partida que os portistas só venceram no prolongamento, por 33-31, o lateral esquerdo esteve diretamente ligado a 16 dos 31 golos do Águas Santas.
O acordo entre Pedro Cruz e o FC Porto está já selado e não deverá tardar a ser anunciado oficialmente pelos azuis e brancos. A capacidade de remate, o facto de jogar bem com os companheiros e ser também um bom defensor foram características que agradaram ao técnico Magnus Andersson.
Recorde-se que também já foram anunciadas as renovações de Fábio Magalhães (três épocas) e António Areia (duas).
São 14 épocas de Águas Santas
Pedro Miguel Fernandes Silva Cruz nasceu em Vila Nova de Gaia, tem 37 anos e começou a jogar na Ac. São Mamede com 12. Ali ficou cinco épocas até se mudar, por três anos, para o Boavista, onde na segunda temporada (2003/04) já jogava pelos seniores. A primeira passagem, de dois anos, pelo Águas Santas, foi o passo seguinte, mudando-se depois para o Sporting (2007/08 e 2008/09). Seguiram-se então 12 épocas consecutivas no Águas Santas, dando-se agora a passagem para o FC Porto. Cruz é divorciado e tem dois filhos: Bernardo e Margarida, de 10 e seis anos, respetivamente.