Parques pinóquio e abelha maia avançam para fase de concurso

A Câmara de Gaia vai abrir de novo os sistemas para a construção de dois parques temáticos, um no Jardim Soares dos Reis, subordinado ao tema Pinóquio, e outro no Jardim do Candal, dedicado à Abelha Maia.

A autarquia de Vila Nova de Gaia tem numa fase já mais avançada o projeto do parque temático A Volta ao Mundo em 80 Dias, a instalar no Parque da Lavandeira, que já está em fase de elaboração do contrato de empreitada. Este parque, que será o primeiro de mais de 12 a construir em vários locais do concelho, terá um custo de aproximadamente 700 mil euros.

O primeiro concurso para a construção dos parques Pinóquio e Abelha Maia teve apenas um concorrente. Estes dois parques têm um custo orçamentado de 999 mil euros.

Na reformulação destes concurso, o que se designa ao parque temático a instalar no Jardim Soares dos Reis sofreu algumas alterações e passará a ter, por exemplo, parte do pavimento em calçada portuguesa, numa área de implementação de cerca de mil metros quadrados.

A figura escultórica do Pinóquio, elemento central deste parque terá um comprimento de 7,4 metros e uma largura de 6,4 e uma altura de 4 metros, podendo ser usado para trepar, escalar, deslizar gatinhar, esconder e socializar, tendo mesmo uma pequena plataforma, destinando-se a crianças maiores de três anos e com uma capacidade máxima de utilizadores de 43 pessoas. 

O parque será instalado no extremo oeste do Jardim Soares dos Reis e o acesso ao boneco Pinóquio irá concretizar-se através de um caminho espirar recheados de elementos das histórias deste clássico do imaginário infantil e juvenil, em dois percursos distintos.

1533249